On. Fabio Porta
Presidente del Comitato Permanente Italiani nel Mondo

"Roma, 21 de agosto de 2013

Ao
Global Council of Sales Marketing
At. Prof. Agostinho Turbian
Presidente & CEO

Prezados Senhores,

Com muito orgulho e satisfação recebo informação de minha indicação unânime, pelo Comitê de Júri do LAMPA, para recebimento do prêmio conferido por essa prestigiosa instituição.

A abrangência de minha atuação, na representação dos países da América Latina junto ao Parlamento Italiano na Câmara dos Deputados, como membro da III Comissão Permanente de Relações Internacionais e Comunitárias aliada à nova incumbência de Presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Mundo e Promoção do Sistema País não me permitem dispor de datas para participar, como teria grande prazer, da entrega dessa premiação.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos responsáveis pela minha indicação e cumprimentar as autoridades presentes, os membros da entidade, os participantes e a todos os indicados para recebimento do LAMPA 2013 e despeço-me desejando a todos um ótimo trabalho.

Atenciosamente,
On. Fabio Porta"

Agostinho Turbian
Presidente do Conselho Consultivo FENADVB e CEO GEESE

"Celebrar junto com os leitores da FENADVB (Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) mais uma premiação de nossa conceituada entidade é sempre um grande prazer. Especialmente se a personalidade escolhida for alguém de nosso convívio, sobre o qual podemos falar com muita naturalidade. A concessão do título de Personalidade de Vendas na América Latina em 2012 a Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, é uma dessas oportunidades, pois entre nós existe uma amizade há muito consolidada.

O Conselho Consultivo e a Diretoria Executiva da FENADVB - Federação Nacional das Associações de Vendas e Marketing do Brasil ao promover, junto com a ADVB USA por meio de uma gestão dinâmica, integrada e empreendedora, destacados e superlativos prêmios nacionais e internacionais, como este que entregamos ao empresário ROBERTO CORTES, lastreada nos seus mais de 57 anos de existência, materializa a realização de um sonho, consignado no ideal maior que norteia as nossas atividades: contribuir para um mundo melhor, mais justo e que possa crescer com igualdade social e de forma sustentável. Assim, a MAN nos fez acima de tudo com que nosso sonho se concretizasse.

Suas realizações à frente da MAN Latin America são notícia constante na mídia latinoamericana. Sob sua gestão, a antiga Divisão de Caminhões e Ônibus da Volkswagen tornou-se a maior produtora, vendedora e exportadora de caminhões do Brasil. A maioria dos ônibus que hoje atende o programa federal Caminho da Escola é fabricada pela montadora que Roberto Cortes preside. E alguns dos projetos de responsabilidade sócio-ambiental mais arrojados do setor automotivo também passaram por sua aprovação, como a pesquisa pioneira em biocombustíveis.

Chegamos aos EUA certos de que a homenagem a Roberto Cortes não respeita fronteiras. Destaque hoje em mais de 30 países, a MAN Latin America é também conhecida do empresariado local. Se ainda não atua territorialmente acima do México, a empresa já se faz presente nas Américas do Norte, Central e Sul. Esperamos que suas ambições não parem por aí, e muito em breve tenhamos a grata surpresa de ver as marcas de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em mais rodovias pelo mundo.

Fazemos um agradecimento especial a todos os colaboradores da MAN Latin America, que abriram as portas da empresa para a realização das grandes reportagens que virão a seguir. E expressamos nossa gratidão ao próprio Roberto Cortes, que também nos permitiu acompanhar um pouco do seu agitado dia a dia como um dos maiores executivos da indústria latinoamericana de veículos comerciais."

Miguel Agnácios
Presidente da Diretoria Executiva FENADVB

"São inquestionáveis a presença, a participação e a influência de executivos e empresários brasileiros no processo de decisão e liderança das empresas, em particular, naquelas de atuação diversificada e ampla, em diferentes regiões do planeta.

Nada mais justo e apropriado do que a criação de láurea que dignificasse essa posição de legítimo destaque mundial. Foi o que motivou nossa FENADVB que, ao instituir o prêmio “LATIN AMERICAN SALES PERSONALITY AWARD”, identificou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, como o profissional de vendas apropriado para iniciar a série da nova galeria de destaque das pessoas de sucesso e que servem de exemplo quanto ao comportamento pessoal, social e empresarial.

Temos plena convicção que, uma vez mais, nossa acertada decisão contribui, por meio do referido reconhecimento ao eleito, para o crescimento empresarial, mola propulsora do desenvolvimento do Brasil.

Parabéns a Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, pela pioneira e merecedora premiação."

Flávio Meneghetti
Presidente da Fenabrave

"Talvez não por mera coincidência o estimado Antonio Roberto Cortes, hoje à frente da MAN Latin America, tenha iniciado sua carreira na indústria automobilística justamente em 1979, ano de promulgação da LEI 6729/79, por meio da qual foi regulamentado o sistema de distribuição de veículos no Brasil e o relacionamento entre fabricantes e distribuidores aqui instalados.

Com seu reconhecido senso de justiça e atuação profícua na busca de resultados positivos, tanto para a indústria como para a rede de concessionários, Roberto Cortes também tem sido um marco importante para o setor automotivo. É muito mais que um homem de vendas; é um expoente do mundo dos negócios e alguém que, sem dúvida, merece ser premiado".

José Rechuan
Prefeito de Resende

"O Roberto Cortes é, antes de tudo, o que podemos chamar, sem medo de errar, de um homem realizador. Um profissional que, com sua competência, visão de futuro, arrojo e espírito de liderança, consegue transformar projetos em realidade. A maior prova disso é que sob a sua batuta, a MAN Latin America completou nove anos de liderança em vendas de caminhões acima de cinco toneladas no Brasil – um feito para ser comemorado e que mostra na prática que Roberto Cortes é um profissional diferenciado.

E nós, aqui de Resende, que tivemos a honra de receber, em 1996, a primeira fábrica do consórcio modular, uma experiência pioneira no mundo empresarial, conhecemos bem o trabalho desenvolvido por Cortes. Afinal, foi graças ao projeto que ele iniciou aqui que Resende vive hoje um momento ímpar de sua história, com o progresso e o desenvolvimento batendo à nossa porta e colocando Resende num lugar de destaque no cenário nacional. Para nós, Roberto Cortes, hoje presidente da MAN Latin America, com muito merecimento, é mais que um executivo de grande valor. Ele é, e sempre será, por tudo o que fez e faz pelo desenvolvimento de nossa região, um cidadão resendense".

Fábio Racy
Diretor de Assuntos Institucionais - ABRAMET
Associação Brasileira de Medicina de Tráfego

"Cumprimento com imensa satisfação o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes, pelo reconhecimento obtido junto à Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – FENADVB, como Personalidade de Vendas da América Latina, em parceria com a ADVB-USA. Mais do que uma conquista pessoal, é um título de todos. Certamente uma grande contribuição para o setor e para os consumidores, que valorizam cada vez mais as competentes lideranças."

Newton Garcia
Presidente da ADVB/DF e Diretor do Grupo Labor

"A premiação idealizada pela FENADVB tem como objetivo homenagear empresários que se destacam pelas suas atividades, sendo um exemplo de empreendedorismo. Por isso, a escolha de Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, não poderia ser mais apropriada.

Atualmente, a MAN Latin America é líder de mercado. Com uma capacidade total de produção de 72 mil veículos por ano, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul. Estes números expressivos são resultado de mais de 30 anos de história. Em seu aniversário de 30 anos, a empresa alcançou o posto de maior montadora de caminhões do Brasil e é a companhia que mais cresceu no mercado nacional nos últimos anos.

Exportando para mais de 40 países, a empresa é sucesso em vendas, exemplo de capacidade empreendedora e motivo de orgulho para o nosso país. A liderança do nosso homenageado, com certeza foi fator determinante para este sucesso."

Elmano Nigri
Presidente da Arquitetura Humana

"Justo e merecido prêmio "Latin American Sales Personality Award" que a ADVB USA e a FENADVB concedem ao Roberto Cortes, representando a liderança e o empreendedorismo com coragem e determinação que norteia as ações implementadas no Brasil e na America Latina. Executivo da mais alta competência, Cortes garantiu ao longo desses anos de árduo trabalho, colocar a marca MAN e a posição da Volkswagen Caminhões e Ônibus no topo do mercado. Pessoalmente, estou muito feliz por cumprimentar esse profissional formidável. Parabéns ao Conselho da FENADVB e Diretoria da ADVB USA pela feliz escolha e ao Cortes e MAN pela conquista."

Paulo Miranda
Presidente ADVB USA - Vice-presidente FENADVB

O maior prêmio é o reconhecimento.

A semente geminou de forma consistente da ideia e competência do grupo de executivos brasileiros que aceitou o desafio de construir do zero um negócio totalmente novo para o Grupo Volkswagen no Brasil. Assim nasceu a marca de caminhões e ônibus que, se tornou se não ainda a primeira mas uma das maiores da América Latina. Tornou-se líder por quase uma década consecutiva em vendas no setor de caminhões e hoje a maior fabricante e exportadora desse produto no Brasil. A partir do alinhamento de internacionalização da marca MAN, assim se escreveu como requisito fundamental as ações no mercado brasileiro e Latino Americano. Foco no cliente, mercado e produto, tudo na MAN é pensado e feito em prol do cliente, da sustentabilidade e do que melhor pode ser construído para o mercado. Essa competência e liderança da MAN Latin America, liderada pelo nosso homenageado, ROBERTO CORTES que recebe essa justa e merecida distinção, que muito nos honra, como “Latin American Sales Personality Award”. Fez por merecer esse legítimo e acima do prêmio, o reconhecimento de um trabalho que amplo, sólido e competente. Em meu nome e da ADVB USA cumprimentamos toda a diretoria da MAN Latin America por mais essa conquista.

Leopoldo de Albuquerque
Presidente da ADVB PE

"O Brasil passa pelo melhor momento econômico de sua história e, como consequência, a grande demanda por produtos e serviços de alta tecnologia e qualidade exige um alto nível de sofisticação por parte das empresas. Nesse contexto, a Man Latin America se impõe como referência em seu setor, fabricando no Brasil mais de 40 modelos de caminhões e ônibus, que são comercializados em 30 países da América Latina e do Oriente Médio.

À frente do grupo, um notável brasileiro, cuja liderança permitiu a Constituição da Man Latin America e a implantação de uma consistente operação, que agora se prepara mais uma vez para ampliar seus horizontes e conquistar novos mercados.

Por isso, é com naturalidade que vejo a indicação do nome do Roberto Cortês para receber o Latin American Sales Personality Award. Trata-se de um reconhecimento justo a um grande empresário e líder, que, passo a passo, constrói uma história de realizações, deixando um legado para a posteridade."

João Cox
Sócio Cox Investments & Advisory

"O Cortes é uma pessoa coerente e capaz, daquelas que se reconhece de longe.

Esta homenagem se soma a tantas outras que lhe já foram concedidas e seguramente a outras que estão por vir, o que é justo e natural para alguém com sua competência e dedicação.

Ao Cortes transmito o meu parabéns por mais esta conquista e o desejo de contínuo sucesso."

Cledorvino Belini
Presidente da Anfavea

"O mercado brasileiro de veículos comerciais é promissor, mas altamente competitivo e desafiador. Enfrentar e vencer desafios é a missão de quem faz parte desta indústria, como Roberto Cortes que, à frente da MAN LatinAmerica, mantém-se na liderança desse segmento.

Sua trajetória demonstra que Cortes é um administrador competente e um estrategista que, com sua visão de futuro, contribui imensamente para o crescimento da economia brasileira e do continente latino-americano. Ele é um dos protagonistas da indústria automotiva brasileira, um setor essencial e estruturante para o desenvolvimento do País. A indústria automotiva representa 23% do PIB industrial brasileiro e 5,3% do PIB total, gerando, ao longo de toda a cadeia produtiva, cerca de 1,5 milhão de empregos.

A concessão do título de Personalidade de Vendas na América Latina em 2012 a Roberto Cortes pelo Conselho Consultivo e a Diretoria Executiva da FENADVB - Federação Nacional das Associações de Vendas e Marketing do Brasil é uma justa homenagem e reconhecimento à sua contribuição, não apenas no Brasil, mas também no exterior, ao crescimento do setor e da indústria brasileira. A ele, meus cumprimentos!"

Herculano Castilho Passos Junior
Prefeito da Estância Turística de Itu

"Como brasileiro, estou orgulhoso e feliz em ver o empresário Roberto Cortes sendo agraciado com o Latin American Sales Personality Award. Este prêmio certifica o que todos nós já sabemos a respeito deste bem sucedido homem de negócios, que se destaca como presidente da MAN Latin America. Parabenizo o senhor Roberto Cortes por ter seu empreendedorismo e liderança reconhecidos pela FENADVB (Federação Nacional das Associações de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). São personalidades deste nível que mostram ao mundo todo o valor dos brasileiros."

Antonio Carlos Romanoski
Presidente A. C. Romanoski

"Apesar da evolução tecnologica e das comunicações, o ser humano é e continuará sendo o verdadeiro diferencial competitivo das empresas triunfadoras.

O Cortes é o modelo contemporaneo desta verdade. Imagino que êle agradeca todos os dias os seus concorrentes - principalmente porque são fortes - êles é que o estimulam a estar constantemente motivado, desenvolvendo e inovando.

Perguntei certa vez ao cortes à que êle atribuia o sucesso da sua brilhante trajetória profissional, a resposta foi a mesma dos triunfadores: "porque amo o que faço".

Uma vez mais a FENADVB acerta ao indicar um líder como o Roberto Cortes para receber o titulo de "Latin American Sales Personality", justa homenagem a um brasileiro, cuja atuação transcendeu os limites do nosso país. É uma referência que muito orgulha os empresários brasileiros.

Finalmente, não posso deixar de mencionar os grandes responsáveis por esta iniciativa: Miguel Ignacios, Leopoldo Albuquerque, Newton Garcia e Agostinho Turbian, são verdadeiros campeões , pela coragem e responsabilidade por indicar personalidades que fazem a diferença em nosso país.

A vocês - dirigentes da FENADVB - meus cumprimentos. Ao Roberto Cortes, seus familiares e a MAN, minhas saudações, com desejo de constante sucesso. Cordialmente."

Gilberto Caldart
Presidente MasterCard Brasil e GeoSouth

"A indicação de Roberto Cortes para o prêmio “Latin American Sales Personality Award” não poderia ser mais acertada. Roberto é um dos atores fundamentais para o crescimento da indústria de transportes na região da América Latina ao longo dos anos. Sua liderança e seu modelo de gestão, o tornam não apenas um talento reconhecido pelo trabalho na Volkswagen Ônibus e Caminhões, mas também um profissional que demonstra a potência dos brasileiros globalmente."

Duarte Nogueira
Deputado Federal pelo PSDB de São Paulo

"A escolha de Roberto Cortes - presidente e CEO da MAN Latin America - para receber o prêmio "Latin American Sales Personality Award", oferecido pela FENADVB, é reconhecimento merecido ao empresário brasileiro que reúne qualidades importantes do empreendedorismo: ética, liderança responsável, ousadia e comprometimento com o país. É de líderes assim que o Brasil precisa."

Juan Perez Carrillo
Diretoria Comercial Boa Vista Servicos

"Para quem conhece Roberto Cortes, não é nenhuma surpresa ele ser distinguido com mais esse importante prêmio, o Latin America Sales Personality.Sem dúvida, é uma homenagem mais do que justa, e mais um reconhecimento ao trabalho que Cortes vem fazendo ao longo de sua carreira.

Roberto Cortes é um daqueles executivos de reconhecida competência que, com sua liderança e, no comando de sua competente equipe, levou a MAN Latin America em pouco tempo a uma posição de grande destaque no seu setor.

Parabéns, Cortes.... Com certeza comemoraremos ainda muitos êxitos.
Abraços."

Agnelo Queiroz
Governador do Distrito Federal

"É com muita satisfação que me faço presente hoje aqui nesta cerimônia, por meio destas palavras, para cumprimentar o Sr. Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, por mais esta vitória. Ser reconhecido é apenas um dos trunfos de quem batalha com objetivo, persistência e, sobretudo, com valores, o que torna a caminhada ainda mais especial, significativa e transformadora. Nós, do Governo do Distrito Federal, nos orgulhamos pelas mudanças significativas que estamos conseguindo instalar na capital do país, fruto de uma nova consciência, que leva em consideração não apenas o crescimento, mas o crescimento com oportunidade para todos, com igualdade, isonomia e transparência. Mudanças que seguem os parâmetros definidos pela nossa presidenta Dilma Roussef e que permitem agora o país estar em uma situação de crescimento e otimismo, colhendo os resultados da política econômica adotada e gerando melhorias para todos. E são estas características, de sucesso, persistência e foco que também orientaram a carreira de Roberto Cortes, homenageado nesta cerimônia, assim como os demais representantes de boas ideias que deram certo, com muito suor e batalha e que mostram que o jeito brasileiro não é mais sinônimo de ginga ou de driblar as regras. Falar em jeito brasileiro de fazer negócio é falar em gente trabalhadora, competente, e que não deixa de levar em conta nas suas decisões, nas suas empresas, todos os aspectos de sustentabilidade, questões de inclusão social e boas relações de trabalho".

Octavio Leite Vallejo
Presidente SINCODIV - Sindicato Concessionários e Distr. de Veículos

"Não se escreve o presente, sem o passado. Roberto Cortes, face à liderança, retidão de conduta, dedicação e profissionalismo escreve sua história no segmento de caminhões. Para ele, trabalhar não é um "fardo" e, sim, o prazer de empreender, vencer desafios e alcançar o sucesso. E é o que faz com satisfação e alegria.

Começou ainda jovem, na Ford, em 1979. Vivenciou a fusão com a Volks, então Autolatina, permanecendo na divisão de caminhões após a separação das marcas. Sua experiência e garra são, hoje, ingredientes decisivos para manter a Man na liderança do segmento. Congratulo-me com a oportunidade de partilhar a emoção desta ocasião tão especial na companhia do laureado."

Av. Angélica, 688, conj. 1001 Higienópolis - São Paulo - SP

(11) 3663.4242

(11) 3663.2242

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Facebook Twitter Linkedin Youtube
VEGAPIX